Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia

Rua Vinte, 1600. Bairro Tupã. CEP 38304-402. Ituiutaba / MG.

 

Página Inicial
Atividades Complementares
Corpo Docente
Corpo Técnico
Estudantes Egressos
Disciplinas
Documentos do Curso
ENADE
Espaço dos Alunos
Estágio
Estrutura Administrativa
Eventos
Laboratórios
O Profissional Químico
Pesquisa & Extensão
Sobre o Curso de Química
Sites de Interesse
TCC - Química/FACIP
Contato

Atuação do Profissional da Química

 

Parecer emitido pelo Conselho Regional de Química sobre o Curso de Química da FACIP/UFU:

PARECER 1a PARTE             PARECER 2a PARTE

 

    O profissional da Química é aquele com diploma em cursos da área de Química tanto de nível superior (graduado) como médio (técnico). O profissional poderá exercer legalmente a profissão somente após obtenção do seu registro no CRQ (Conselho Regional de Química).

     O curso de Química da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal oferece as modalidades de Bacharelado e Licenciatura em Química, nos períodos Integral e Noturno, permitindo ao profissional (aluno formado) exercer as atividades que compõem as atribuições de 1 a 7 do Artigo 1o da Resolução Normativa n° 36 de 25 de abril de 1974. São elas:

  • Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, execução de pareceres, laudos e atestados (desde que não envolvam produção em nível industrial).

  • Análises químicas, físico-químicas, químico-biológicas, bromatológicas, toxicológicas e legais. Padronização e controle de qualidade.

  • Vendas e assistência técnica de produtos químicos.

  • Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.

     Os profissionais formados no curso de Química/FACIP podem também assumir a Responsabilidade Técnica por empresa, setor de empresa ou prestação de serviços quando não envolverem produção.

     Além disso, o Químico pode atuar nas áreas de Ensino e Pesquisa, respeitadas as legislações vigentes.

     O piso salarial de um profissional diplomado em química é regulamentado por lei (Lei n° 4.950-A de 22 de Abril de 1966). O Sindicato dos Profissionais da Química (SINPROQUI) sugere, com base na prática de mercado: uma remuneração mínima para o cargo de químico, com diploma de graduação, de até R$ 5.287,00 com carga horária diária de 8 h. Informações adicionais podem ser obtidas clicando aqui.