Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia

Rua Vinte, 1600. Bairro Tupã. CEP 38304-402. Ituiutaba / MG.

Estrutura Administrativa
Sobre o Curso de Química
Documentos do Curso
Corpo Técnico
Estágio
Pesquisa & Extensão
O Profissional Químico
Espaço dos Alunos
Sites de Interesse

Os Cursos de Química da UFU em Ituiutaba/MG

O Curso de Graduação em Química se encontra em funcionamento desde 2007 na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Campus da Universidade Federal de Uberlândia na cidade de Ituiutaba-MG (a 137 km de Uberlândia e a 673 km de Belo Horizonte). O curso oferece as modalidades de bacharelado e licenciatura nos períodos integral e noturno, respectivamente. Com um corpo docente jovem, projetos pedagógicos atualizados e uma infraestrutura moderna o curso de Química tem por primazia a formação de qualidade de seus estudantes bem como a sua preparação para o exercício profissional. Os cursos de Bacharelado e Licenciatura de Química lotados na FACIP/UFU foram avaliados pelo ENADE 2011 e pelo Guia do Estudante ABRIL 2012 recebendo nota 4 (quatro) de uma escala de 1 a 5, além de terem sido reconhecidos pelo Conselho Regional de Química.

O Curso de Graduação em Química: Bacharelado Integral, com uma carga horária de 2.960 horas, tem duração regular de quatro anos. De acordo com o perfil e as aspirações, o bacharel em Química da FACIP-UFU estará habilitado para atender a demanda da sociedade por profissionais e pesquisadores capacitados e competentes para atuar no ensino em nível superior, nos processos industriais e/ou nas atividades de pesquisas tecnológica ou acadêmica. O Curso de Graduação em Química: Licenciatura Noturno, com uma carga horária de 3.200 horas, tem duração regular de cinco anos. O licenciado em Química da FACIP-UFU estará habilitado para atender a demanda da sociedade por professores aptos a integrar o processo da educação básica, de maneira responsável, com participação ativa no desenvolvimento de processos pedagógicos, principalmente relacionados com o conhecimento das ciências químicas.

Além das atividades de ensino, o Curso de Graduação em Química: Bacharelado Integral e Licenciatura Noturno incentiva a participação de seus alunos no desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, oferecendo várias oportunidades nas mais diversas áreas de abrangência da química. O desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica, Tecnológica e de Iniciação à Docência (PIBID) nas áreas de pesquisas da química constitui-se em componente extra-curricular de fundamental importância para consolidar a formação acadêmico-científico-profissional do aluno.

PROJETOS PEGÓGICOS: BACHARELADO INTEGRAL e LICENCIATURA NOTURNO